Indústria

Globo não renova acordo e deixará de transmitir F1 em 2021

Grupo não aceitou os altos valores pedidos pela Liberty Media para a renovação do contrato

Globo não renova acordo e deixará de transmitir F1 em 2021

27 de agosto de 2020

2 minutos de Leitura

A Fórmula 1 está fora do Grupo Globo a partir de 2021. A empresa desistiu da compra dos direitos de transmissão para além desta temporada. A informação foi dada inicialmente pelo Meio & Mensagem e confirmada pelo portal especializado Grande Prêmio.

A negociação estava sendo feita com a Liberty Media, o grupo detentor dos direitos comerciais da F1, mas não houve acerto devido aos valores pedidos pelos americanos para a renovação. Dessa forma, o campeonato perde um dos únicos canais abertos a mostrar a F1 no mundo. O Sportv, naturalmente, será outra baixa.

O Grande Prêmio já havia destacado a decisão do grupo de não renovar com a categoria antes mesmo do início da temporada 2020, em julho, e que a situação só viria a mudar se a Liberty fizesse uma nova proposta financeira que se encaixasse no novo momento financeiro do Grupo Globo. Adotando um novo posicionamento em relação a todos os seus direitos esportivos, o canal já havia encerrado as negociações com a Conmebol pela Libertadores. Pelo reflexo da pandemia, o objetivo é investir menos e obter o maior retorno comercial possível.

Ainda que o caso possa ter uma reviravolta, a saída do Grupo Globo da F1 representará o fim de quase 50 anos de transmissões da categoria na TV aberta. Por outro lado, a Liberty deve passar a explorar o seu streaming (F1 TV) no Brasil, que ganhou força este ano ao passar treinos de pré-temporada. O acordo de transmissão com a Globo inviabilizava essa expansão para o mercado brasileiro.

Ainda segundo o Meio & Mensagem, a Globo já informou aos seus patrocinadores da atual temporada de que não seguirá em 2021. No caso da F1, cada cota de publicidade era vendida a R$ 98,5 milhões. Em 2020, a emissora vendeu apenas cinco (Cervejaria Petrópolis, Nivea, Renault, Santander e TIM) das seis disponíveis.

Por conta da pandemia, o Brasil não receberá sua tradicional etapa na atual temporada.

Compartilhe