Futebol

Botafogo e Centrum unem forças em campanha por diversidade no futebol

A “Ninguém Cala Esse Nosso Amor” tem como objetivo fortalecer ações contra a LGBTfobia

Botafogo e Centrum unem forças em campanha por diversidade no futebol

29 de junho de 2021

3 minutos de Leitura

O Botafogo e o complexo vitamínico Centrum lançaram campanha por mais diversidade no futebol. A “Ninguém Cala Esse Nosso Amor” tem como objetivo fortalecer ações contra a LGBTfobia e também combater a intolerância na modalidade.

Para a ação, ficou decidida a oficialização da primeira torcida do clube formada por integrantes da comunidade LGBTQIA+, além da colocação de uma faixa da torcida na arquibancada do Estádio Nilton Santos e nos jogos do clube como mandante. As ações destinadas ao movimento LGBTQIA+ Botafogo ainda contemplam a oferta de uma consultoria de marketing gratuita sob liderança da Owly, criadora do “Projeto Botafogo Seguro”, incluindo a criação de uma logomarca.

Para completar, também estão previstas ações em apoio à comunidade LGBTQIA+ nas redes sociais do clube carioca e a gravação de uma entrevista à Botafogo TV com Cristian Ariano, fundador e líder do movimento LGBTQIA+ Botafogo. O time ainda vestirá, diante do Vitória, em partida válida pela Série B do Campeonato Brasileiro, nesta quarta-feira (30), uma camisa com a mensagem “#AmorÉAmor” estampada na região do peito da camisa, normalmente reservada para o patrocinador máster.

No jogo, outras ações serão colocadas em prática. O time entrará em campo segurando uma faixa com a mesma mensagem da camisa e lembrando que junho é o Mês do Orgulho LGBTQIA+. Já a faixa de capitão, que na partida será usada pelo zagueiro Kanu, estará personalizada com as cores da bandeira LGBTQIA+. O backdrop utilizado na coletiva de imprensa e a arte oficial da escalação do Botafogo estarão repletos de mensagens alusivas à campanha, como “Amor”, “Orgulho”, “Diversidade”, “Respeito” e “Inclusão”.

Após a partida, as camisas utilizadas em campo e autografadas pelo elenco serão leiloadas. Parte da renda obtida com a ação será revertida para um projeto que oferece acolhimento para jovens LGBTQIA+ que foram expulsos de suas casas, além de alimentação, auxílio em educação e empregabilidade, assistência social e suporte de saúde clínica e mental.

“Diante de tantos desafios ligados ao combate à LGBTfobia no Brasil, o futebol novamente se torna uma plataforma de conscientização coletiva, desta vez em torno do respeito à comunidade LGBTQIA+ e do combate ao preconceito enraizado na sociedade. Estamos orgulhosos por aproveitar uma parceria com uma das camisas mais tradicionais do futebol mundial para disseminar uma mensagem tão importante e necessária para todos”, disse Juan Katz, diretor de marketing da GSK Consumer Healthcare Brasil, dona da marca Centrum.

“Centrum não poderia deixar de aproveitar essa parceria tão inovadora com o Botafogo para dar um pontapé inicial em uma ampla mobilização da marca a favor da bandeira da diversidade. Enxergamos na enorme visibilidade já conquistada com o ‘Projeto Botafogo Seguro’ uma oportunidade única para ajudar a inserir no futebol um debate urgente em torno do respeito e da valorização da comunidade LGBTQIA+. Mais do que nunca, chegou a hora de superamos juntos esse tabu dentro do esporte, fortalecendo a mensagem de que não há limites para o amor sob todas as formas”, completou Rafael Jones, head de mídia, digital e agências da GSK Consumer Healthcare Brasil.

Compartilhe