A Bundesliga anunciou novos integrantes do seu time de lendas. Com 10 anos jogando em solo alemão, tendo entrado em campo mais de 300 vezes. Com títulos da Bundesliga e da Copa da Alemanha, Zé Roberto é o representante brasileiro.
Ele foi eleito ao lado de nomes como Jürgen Klinsmann e Philipp Lahm. Além do trio, Claudio Pizarro, Makoto Hasebe e Chen Yang também se juntarão ao time. O papel deles será similar a um embaixador da liga, com contato com os fãs e ajudando a Bundesliga a crescer ao redor do mundo.
O programa começou a ser elaborado em 2017, com a nomeação de Lothar Matthäus e o nigeriano Jay-Jay Okocha. Além do contato direto com os fãs, a participam de eventos, entrevistas com a imprensa para realizar análises técnicas, promovendo o conhecimento de quem viveu a Bundesliga e pode mostrar todas a cultura única do futebol na Alemanha.
“A Bundesliga é conhecida mundialmente, não só pelas estrelas e jogos com muitos gols, mas pela atmosfera do futebol alemão que é diferente do resto do mundo. Estou muito feliz de representar a Bundesliga e estou ansioso para encontrar os fãs”, disse Klinsmann.
“Quando cheguei na Alemanha entendi imediatamente que essa liga é diferente. A cultura, os clubes, o país todo respira futebol. Essa paixão vai se espalhando ao redor do mundo. Vai ser maravilhoso apresentar a Bundesliga aos fãs”, acrescentou Pizzaro.
Único dos nomeados que ainda está em atividade no futebol, Makoto Hasebe é o jogador asiático com mais atuações em uma liga europeia. O japonês venceu a liga com o Wolfsburg, além de ter vencido a Copa da Alemanha com o Frankfurt.
Primeiro chinês a jogar na liga e também a marcar um gol, Chen Yang fez mais de 100 jogos pela Bundesliga 1e 2 ao longo das suas passagens pelo Frankfurt e posteriormente pelo St Pauli.