Futebol

Brasil, Argentina e outros sul-americanos jogarão a Liga das Nações a partir de 2024

Brasil, Argentina, Colômbia, Chile, Peru e Uruguai foram os escolhidos para disputar a Liga das Nações A

Brasil, Argentina e outros sul-americanos jogarão a Liga das Nações a partir de 2024

17 de dezembro de 2021

2 minutos de Leitura

Brasil, Argentina e outras seleções sul-americanas estarão na Nations League em 2024. A informação foi dada pelo próprio vice-presidente da Uefa, Zbigniew Boniek. O dirigente deu a informação em entrevista ao jornal Meczyki, da Polônia.

“Esse será o formato final da Uefa Nations League. Tivemos uma reunião com a Conmebol, que comanda o futebol na América do Sul. De 2024 em diante, as equipes deste continente vão se juntar à nossa competição”, disse Boniek, que revelou um acerto com a Conmebol para que dez equipes da América do Sul possam participar da disputa.

Apesar da novidade, Boniek disse que a entidade europeia ainda não definiu como será o formato da Liga das Nações com a inclusão do nosso continente. Está prevista a abertura de um escritório em Londres para tratar exclusivamente desse assunto, como já destacado pelo MKTEsportivo.

“Como será o formato? Ainda estamos trabalhando nisso. O calendário de partidas de seleções é bastante restrito, então não há muito espaço para datas”, complementou.

Brasil, Argentina, Colômbia, Chile, Peru e Uruguai foram os escolhidos para disputar a Liga das Nações A. Já Bolívia, Equador, Paraguai e Venezuela entram na liga B. No formato atual, as Ligas A e B contam com 16 times, que são divididos em quatro grupos. Com a inclusão dos federados da Conmebol, o número aumentaria para 22 na A e 20 na B.

O movimento rebate a insana ideia de Copa do Mundo a cada dois anos pretendida pela Fifa. A Uefa e a Conmebol assinaram um novo acordo de cooperação na última quarta-feira. A “Finalíssima” continental entre os atuais campeões da Eurocopa e da Copa América (Itália e Argentina, respectivamente) é fruto desta aliança. O jogo será realizado na capital da Inglaterra em 1º de junho de 2022.

Compartilhe