O investidor norte-americano John Textor e seu grupo Eagle Football Holdings oficializaram a compra do Lyon, da Ligue 1, nesta segunda-feira (19). O grupo adquiriu 77.49% da propriedade, fruto da compra de participações de Pathé, IDG Capital e Holnest no clube.
A Eagle é dona da Sociedade Anônima do Futebol (SAF) do Botafogo, do RWD Molenbeek, da segunda divisão belga, e sócia minoritária do Crystal Palace, da Premier League.
“Hoje representa um novo começo para o Olympique Lyonnais. Depois de quatro meses de negociações construtivas marcadas por um entendimento em comum com Jean-Michel Aulas e todos os nossos parceiros, estamos orgulhosos de chegar a esse acordo extraordinário”, declarou John Textor em comunicado.
O acordo para adquirir o clube francês foi assinado em junho. Como não havia mais novidades sobre o processo de conclusão do negócio, o Lyon vinha pressionando o investidor ameaçando até mesmo desfazer o negócio.
Abaixo, o comunicado oficial divulgado por John Textor:
“Hoje representa um novo começo para o Olympique Lyonnais. Após quatro meses de negociações construtivas marcadas por um entendimento comum com Jean-Michel Aulas e todos os nossos parceiros, estamos orgulhosos de chegar a este acordo excepcional. Será um marco na história do desenvolvimento do futebol europeu, mas também internacionalmente graças ao agrupamento dentro de uma mesma estrutura, Eagle Football, de nossas participações em clubes de futebol ricos em sua cultura e experiência adquirida ao longo de décadas: Olympique Lyonnais, Crystal Palace, Botafogo e RWD Molenbeek.
Investimentos significativos foram necessários para dar vida a este ambicioso projeto, que inclui minha participação nos três clubes que se juntarão ao Eagle Football ao lado do Olympique Lyonnais. Também nos sentimos honrados por termos recebido o apoio de novos parceiros que assumiram compromissos substanciais para se juntarem a nós neste ambicioso projeto de construção de um novo modelo de futebol. Esses investidores respeitados e experientes trazem experiência específica e significativa no desenvolvimento de organizações esportivas, bem como nas áreas de tecnologia e entretenimento.
Muito rapidamente, a holding Eagle Football, da qual Jean-Michel Aulas será administrador independente, pretende estabelecer colaborações entre os seus clubes, nomeadamente em França, Brasil e Bélgica, com base nas metodologias de formação e desenvolvimento do Olympique Lyonnais, uma referência nesta área. Um exemplo imediato dessas oportunidades é a Academia Pelé, parceira histórica do OL no Brasil, vizinha e parceira comercial regular do Botafogo. Obviamente, continuaremos a ser um parceiro valioso e solidário do Crystal Palace, pois esperamos que nossa pegada global de desenvolvimento de talentos possa ser um recurso colaborativo para todos os nossos clubes e comunidades afiliados à Eagle.
Estão assim reunidas as condições para podermos trabalhar em conjunto, com Jean-Michel, nas questões desportivas, organizacionais e de infra-estruturas. Ele manterá a presidência operacional do Olympique Lyonnais por pelo menos três anos e permanecerá cercado por sua equipe. Já estamos a pensar juntos como podemos reforçar a nossa estratégia de reconquistar as mais altas ambições no futebol para as nossas equipas feminina e masculina, mas também para vós, adeptos, cujas expectativas valorizamos infinitamente.
Cidade de empreendedores, inovações, pioneirismo, partilha, gastronomia e futebol, Lyon é a cidade ideal para começarmos juntos esta nova história. É graças a todos esses valores que Jean-Michel Aulas construiu o Olympique Lyonnais. Ele trouxe o futebol para a era moderna. Sua Academia mista, seu estádio, sua infraestrutura, sua política esportiva e seu respeito ao torcedor sempre estiveram à frente de seu tempo. Jean-Michel Aulas e OL colocaram o Lyon no mapa do futebol mundial e é por isso que estamos orgulhosos de estar ao lado deles hoje.
Com o Lyon, descobri uma cidade magnífica e torcedores que querem ver seus times jogarem no mais alto nível. Uma cidade de confluência, de convergência, capaz de acolher quem quer triunfar e se doa através do seu trabalho. Essa confluência entre o que Jean-Michel Aulas construiu e o que queremos alcançar juntos pode mudar o futebol e seus modelos para melhor.
Mal posso esperar para vê-los novamente em Lyon, para conhecer os grupos de torcedores e, principalmente, para me emocionar ao ver nossos times jogarem. Uma nova história começa hoje, tem suas raízes no seu fervor e em todas as nossas experiências passadas e futuras, juntos. Esta é a nossa força e acredito em um futuro brilhante.
Vai OL!”