Indústria

UEFA alerta riscos dos conglomerados de clubes no futebol

Preocupação do órgão também inclui equipes brasileiras

UEFA alerta riscos dos conglomerados de clubes no futebol

14 de fevereiro de 2023

2 minutos de Leitura

Em relatório publicado na última sexta-feira (10), a UEFA se mostrou preocupada com as diversas aquisições de clubes por empresários na Europa. O órgão regulador do futebol europeu teme pela falta de competitividade em um futuro próximo, quando duas equipes comandadas pelo mesmo dono se enfrentarem.

+ Nike, Decathlon e Dick’s, estão entre as maiores empresas familiares do mundo
+ Atual campeão da MLB, Houston Astros anuncia primeiro patrocínio de camisa da história do time

“O aumento do investimento em vários clubes tem o potencial de representar uma ameaça material à integridade das competições europeias de clubes, com um risco crescente de ver dois clubes com o mesmo proprietário ou investidor se enfrentando no campo”, publicou.

Também foi levantado a falta de pagamento de taxas e tributos em transferências entre equipes de mesma propriedade, algo que já vem acontecendo ao redor do mundo. A UEFA destacou que isso pode atrapalhar a receita da organização de grandes eventos.

“Uma porcentagem crescente de transferências sendo executadas dentro de grupos de investimento multiclubes a preços adequados investidores, e não a valores justos […] A maioria das transferências de jogadores dentro de grupos de investimento de vários clubes é por meio de ‘transferências gratuitas’ ou empréstimos, o que significa que nenhuma taxa é paga”, acrescentou.

Siga o MKTESPORTIVO no InstagramTwitter Facebook!

Conforme o publicado, estima-se que cerca de 6.500 jogadores estão atuando por equipes que possuem algum tipo de “investimento cruzado”. Também foi destaque na publicação que boa parte das equipes europeias estão sendo adquiridas por investidores americanos ou asiáticos, que contam com equipes em outros continentes.

Equipes brasileiras que aderiram o novo modelo de SAF ou possuem ligação a grupos empresariais também possuem donos em outras ligas, como:

  • Cruzeiro (Valladolid)
  • Vasco da Gama (Red Star, Genoa e Standard Liège)
  • Red Bull Bragantino (RB Leipzig, Red Bull Salzburg e New York Red Bulls);
  • Botafogo (Olympique Lyonnais, Crystal Palace e RSD Molenbeek)
  • Bahia (Manchester City, New York City, Melbourne City, Girona, Palermo, Yokohama Marinos, Sichuan Jiuniu, Lommel, Troyes, Montevideo Torque, Mumbai City)
Compartilhe