Coluna

Dobradinha no Corinthians: os bastidores da negociação de 2 patrocínios

Apesar da proximidade na divulgação, não houve qualquer relação entre os dois negócios

Dobradinha no Corinthians: os bastidores da negociação de 2 patrocínios

14 de março de 2023

3 minutos de Leitura

Fábio Wolff
Fábio Wolff
Fábio Wolff é sócio-diretor da Wolff Sports, e professor em cursos de MBA em Gestão e Marketing Esportivo na Trevisan Escola de Negócios

Na semana passada, tivemos o privilégio de anunciar dois patrocínios junto ao futebol masculino profissional do Corinthians: UniCesumar e Lukma.

Apesar da proximidade na divulgação, Unicesumar na sexta-feira (10) e Lukma no sábado (11), não houve qualquer relação entre os dois negócios. Foi mera coincidência.

Não há fórmula pronta. A prospecção do patrocínio junto à uma das empresas se iniciou nos primeiros dias de janeiro e finalizou após um mês e meio. O processo com a outra se desenrolou com maior rapidez. Entre apresentar a proposta e o acerto comercial, apenas uma semana.

Cada negócio possui as suas peculiaridades, não existe uma regra ou receita de bolo. O importante é ter uma estratégia bem elaborada, possuir bons cases, ter experiência e estar bem conectado com o mercado.

Temos quatro plataformas de atuação na agência. Os negócios realizados com o Corinthians se encontram na que chamamos de “ taylor made”. Nele, vamos ao mercado buscar informações para trazer  para dentro da agência. Assim, por intermédio da inteligência de mercado e de uma adequada análise, realizamos um plano customizado aos clientes.

Recebemos muitas propostas semanalmente, de clubes, atletas e de entidades de diversas modalidades. É importante sempre estar antenado em relação ao que o mercado está ofertando, mas também é imprescindível obter também informações junto aos players e clientes.

Bom, de nada adianta ter 200 propostas comerciais na mesa, se você não tem informação de quem teria o perfil em potencial naquele momento de adquirir.

Voltando aos negócios realizados, a UniCesumar vem investindo fortemente no esporte há muitos anos por intermédio de diversos patrocínios realizados no mercado, com destaque aos clubes de futebol (Atlético-MG, Santos, entre outros).

Quando o Corinthians nos enviou a proposta, analisamos o mercado e notamos diversos segmentos disponíveis para patrocínio, incluindo o de educação. Solicitamos a autorização para falar com alguns clientes em potencial, entre eles, a UniCesumar.

O segundo passo foi conversar com o cliente para entender o momento, sua estratégia e compreender se aquela oportunidade fazia sentido. Bingo!

Outro segmento que tradicionalmente investe em esporte é o da construção. Um dos clientes que temos excelente relacionamento e que está na casa há mais de 4 anos é a Lukma. Recentemente já havíamos batido na trave, ou seja, quase fechamos um patrocínio junto ao Corinthians. Era um sonho antigo.

Ao falarmos com o cliente sobre a oportunidade, notamos que o interesse se mantinha e a negociação foi realizada.

Parece fácil fechar patrocínio…

É preciso ter uma estratégia muito bem estabelecida, experiência, possuir bom networking e investir nele. Os cases de sucesso ajudam bastante.

Tão importante quanto possuir os elementos acima, é amar o que se faz. Por sorte, há 27 anos trabalho com o marketing esportivo e espero poder continuar desenvolvendo novos negócios e experiências para compartilhar com vocês neste prestigiado portal de marketing esportivo.

Compartilhe