A Libertadores 2023 irá começar e o Brasil, como de costume, se destaca pelo número de participantes. São sete: Flamengo, Palmeiras, Athletico, Internacional, Corinthians, Fluminense e Atlético-MG. A fase de grupos começa no dia 5 de abril e vai até 28 de junho.
Fora das quatro linhas, a grande novidade deste ano será a Globo, que após três temporadas vendo os direitos nas mãos do SBT, terá o torneio de volta ao seu portfólio. E com contrato até 2026.
Vale lembrar que, em 2020, por conta da pandemia e uma crise generalizada, o Grupo Globo optou por abrir mão dos direitos do torneio.
Mesmo com números de audiência bem relevantes na sua rival, a expectativa é que a emissora carioca aumente os índices e, consequentemente, a entrega aos seus anunciantes e patrocinadores do torneio.
Os anunciantes da Globo
Deixando os estaduais de lado na atual temporada, a Globo foca seus esforços no Brasileirão, Copa do Brasil e Libertadores.
O pacote de anunciantes da emissora para as competições do futebol brasileiro neste ano conta com Nivea, Fiat, Amazon, Ambev, Betnacional, Hypera Pharma, Itaú e Vivo.
Já para a Libertadores, cuja entrega é separada, destacam-se o Esportes da Sorte, Claro, Shopee, Santander e Chevrolet.
Patrocinadores da CONMEBOL na Libertadores
Para 2023, a Libertadores destacará sete patrocinadores (Amstel, Mastercard, EA Sports, Coca-Cola, Crypto.com, SportingBet e TCL) e três parceiros (Absolut Sports, Powerade e Nike).
No ano passado, os patrocinadores da competição foram Qatar Airways, Amstel, Mastercard, Ford, EA Sports, Gatorade, Santander, Rexona, Bridgestone, Betfair, Nike e DHL.
Assim, o atual portfólio não conta com uma montadora (era a Ford) e nem uma companhia aérea (Qatar Airways).
Mesmo assim, ciente da força de penetração da Globo, a CONMEBOL foi ao mercado buscando valores mais vantajosos para seus contratos. Mesmo com um número menor de parceiros, a expectativa é que os ganhos sejam maiores dos que o de 2022.
Uma grande novidade para este ano é a parceria com a Panini para o lançamento do primeiro álbum de figurinhas da história da Libertadores. Ao todo, serão oito páginas e 560 cromos colecionáveis, sendo 70 deles especiais.
O livro ilustrado estará disponível para venda a partir do dia 26 de junho no Brasil e em outros dez países da América Latina.
Brasil volta a ser palco da final
Depois das experiências frustrantes nas finais de 2022 da Copa Sul-Americana e da Libertadores, a CONMEBOL oficializou que a decisão voltará a ser realizada no Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro.
Vale lembrar que no ano passado, a final entre Flamengo e Athletico-PR, disputada em Guayaquil, no Equador, tornou difícil o acesso dos torcedores dos finalistas. Na Sul-Americana, mesmo com o São Paulo, clube de grande torcida, o estádio em Córdoba, na Argentina, recebeu um público muito abaixo do esperado.