Indústria

Resenha Digital Clube consolida posição dentro da Creator Economy do esporte brasileiro

Network quer fomentar o segmento e consolidar criadores que falam de esporte como ferramentas relevantes para as marcas

Resenha Digital Clube consolida posição dentro da Creator Economy do esporte brasileiro
Leandro Gléria

14 de abril de 2023

3 minutos de Leitura

Lançado em junho de 2022 , o Resenha Digital Clube (RDC), network que gerencia e comercializa mais de 40 páginas focadas em conteúdo ligadas ao esporte nas redes sociais, tem aproveitando de maneira estratégica o fortalecimento da creator economy no esporte.

Prova disso é, que até aqui, já atendeu mais de 30 marcas, fez um repasse superior a R$ 1.5 milhão para os criadores de conteúdo e entregou mais de 50 campanhas. Entre os clientes, estão Ambev, Volkswagem, Coca-Cola, Mercado Livre, Itaú, Tim, Premiere, SBT e Star Plus.

O ano passado foi marcante para o esporte, em especial por conta da Copa do Mundo Masculina, a volta definitiva do público aos estádios e a consolidação do segmento como um grande gerador de memes e pautas para o universo digital. Esses fatores atraíram ainda mais a atenção das marcas, que enxergam no esporte uma oportunidade de gerar conversas e se aproximar dos seus consumidores.

Leandro Gléria, Head de Operações da RDC.

Neste sentido, o RDC projeta colocar mais de 150 campanhas na rua em 2023 e repassar mais de R$4 milhões para os criadores de conteúdo aliados do RDC.

Midias sociais ganham protagonismo no consumo de torneios

O estudo Nielsen Sports de 2022 constatou que a visualização em mídia social vem ganhando popularidade: 72% dos espectadores assistem aos campeonatos através dessas plataformas.

Neste mesmo relatório, a Nielsen indica que 80% das pessoas que assistem a um torneio de futebol está presente em duas telas, ou seja, vendo pela TV e pelas redes sociais no celular, dando margem para que as marcas façam uma comunicação mais direcionada utilizando, principalmente, o marketing de influência para se conectarem com seu público-alvo.

Neste contexto, segundo dados da Meta, o futebol arrasta 480 milhões de seguidores de uma conta ligada à modalidade no Facebook, duas vezes mais o número de seguidores de qualquer outro esporte global.

“As páginas têm por característica uma reação em tempo real aos acontecimentos de uma partida, seja a partir de memes ou outros formatos. Isso gera conexão com a audiência e reforça uma nova maneira de consumir o esporte, o que traz uma grande oportunidade para as marcas falarem com uma comunidade extremamente engajada”, afirma Andrea Citrini, Head Comercial do RDC.

Andrea Citrini

Com uma audiência que supera 25 milhões de pessoas, o RDC tem como objetivo conectar marcas a um público que gosta esportes e usar a potência do humor para a viralização de conteúdo publicitário sem cara de publicidade.

Hoje, o portfólio do RDC foca em atuar de maneira multiplataforma, utilizando Twitter, Instagram e TikTok, priorizando páginas impessoais e não ligadas a clubes por meio de diferentes narrativas.

Entre os perfis atendidos, estão Trairagem FC, Manual do Jogador Ruim, Esse dia foi Louco e Fut das Minas.

Compartilhe