Indústria

Textor anuncia saída do Botafogo da Libra e venderá direitos de forma independente

Proprietário da SAF criticou as longas discussões internas do grupo, e deixou claro que não irá para o Forte Futebol

Textor anuncia saída do Botafogo da Libra e venderá direitos de forma independente

12 de junho de 2023

3 minutos de Leitura

O dono da SAF do Botafogo, John Textor, decidiu que o clube deixará a Libra. Isso não irá significar uma migração para a “rival” Liga Forte Futebol. O empresário americano anunciou que buscará vender os direitos do Glorioso de maneira independente.

Desta maneira, a Libra contará com 17 membros. São eles: Bahia, Corinthians, Cruzeiro, Flamengo, Grêmio, Guarani, Ituano, Mirassol, Novorizontino, Palmeiras, Ponte Preta, Red Bull Bragantino, Sampaio Corrêa, Santos, São Paulo, Vasco e Vitória.

Em entrevista ao “GE”, Textor criticou o desenvolvimento das conversas e os intermináveis desentendimentos dos dirigentes dos clubes, em relação a criação da liga. Ele diz que “cansou de esperar”.

“Eu me preocupo. Prometi trazer este clube de volta à estabilidade ao longo de um período de três anos. Já estou na metade desse tempo e não estou nem perto da sustentabilidade econômica. Quando vejo os prazos pelo pessoal de Libra, não posso ignorar isso. E por qual razão? Por esses argumentos e velhas discussões de cinco anos atrás. Não tenho paciência para isso. Eu respeito a história do Brasil, mas cansei de esperar”, disse o empresário.

“Estou pronto para fazer negócio. Mas uma liga unificada não pode ter os desentendimentos que estão acontecendo entre os clubes. E a maioria deles se relaciona com uma história de que eu não fazia parte. Velhas discussões com as quais eu não tinha nada a ver, eu nem estava no Brasil”, comentou Textor.

Assim, o anúncio da saída oficial do Botafogo da Libra deve ocorrer esta semana. Sem negociar com o Forte Futebol, ele prefere chamar a sua nova posição de “estar no meio”.

“Há uma coisa que estou esperando e que não devo esperar, que são minhas receitas de mídia, televisão. Não vou perder dinheiro para sempre esperando. Então eu vou para o meio. Posso dizer que a Libra não tem uma governança adequada para a liga. A Libra foi criada com uma diretoria e uma liderança que nem incluía todos os clubes. Acredito no modelo da Premier League, no qual todos os clubes estão representados no Conselho de Administração”, acrescentou o dono da SAF do Botafogo.

Elogio ao rival Flamengo

Na mesma entrevista, John Textor elogiou publicamente Rodolfo Landim, presidente do Flamengo.

Em meio a demora dos clubes em avançar nas negociações, o empresário deixou claro que teve boa proximidade com o mandatário rubro-negro durante o processo da Libra.

“Lembro que nós escolhíamos as datas e dizíamos ‘Ok, vamos tentar essa solução com todos os 40 clubes’. As datas passavam, havia mais desculpas e pouco progresso. Às vezes, era um passo à frente e dois para trás, e adiávamos. Me lembro de uma brincadeira, quando falei ao telefone com Rodolfo Landim e escolhemos o aniversário dele, 24 de março e não cumpriram”, salientou.

O MKTEsportivo destacou que a Libra decidiu mudar um ponto importante em seu modelo para a criação de uma liga no futebol brasileiro. Os clubes da organização resolveram ampliar a cláusula de proteção que antes resguardava apenas Flamengo e Corinthians para todas as equipes que estiverem na Série A em 2025.

Compartilhe