A Netflix voltou a afirmar que não tem interesse em comprar direitos de transmissão no esporte em uma tentativa de aumentar as assinaturas e brecar o avanço de suas concorrentes, como Apple, Disney e Amazon. No entanto, como o MKTEsportivo já adiantou, o serviço de streaming irá transmitir um torneio de golfe de celebridades.
A empresa segue acreditando que direitos de transmissão são “muito caros, de curta duração e fragmentados” quando comparados ao conteúdo de entretenimento que pode oferecer em escala global e de maneira recorrente, como suas séries de sucesso.
No entanto, a especulação de que a Netflix poderia reconsiderar sua estratégia segue em meio à queda no número de assinantes e à falta de novos mercados para expandir.
O co-presidente-executivo Ted Sarandos, mais uma vez, negou se uma mudança de postura para adquirir esportes ao vivo estava prevista após sua apresentação dos resultados trimestrais da Netflix, reafirmando que a empresa estava interessada apenas em programação adjacente a esportes, como séries, filmes e documentários.
“Nossa posição em esportes ao vivo permanece inalterada. Estamos muito entusiasmados com o sucesso da nossa programação adjacente aos esportes. Acabamos de lançar uma grande série chamada Quarterbacks com a NFL. Algumas semanas atrás, tivemos o Tour de France [Unchained], que fez exatamente o que vimos com o Drive to Survive e apresentou um novo público a um esporte que existe há muito tempo, mas não é realmente compreendido”, disse Sarandos, citando novos conteúdos envolvendo futebol americano e o ciclismo.
O executivo, por outro lado, confirmou o interesse na transmissão do torneio de golfe de celebridades. A competição está programada para ser realizada em Las Vegas e apresentará figuras conhecidas da série de documentários esportivos do serviço de streaming, incluindo Drive to Survive da Fórmula 1 e Full Swing do PGA Tour.
“Você deve ter lido algumas das coisas experimentais que faremos, como esta partida de golfe em novembro. Estamos entusiasmados com isso porque serve como um veículo promocional para nossas marcas esportivas como Full Swing e Drive to Survive. Então, realmente pensamos que podemos ter uma oferta realmente forte para os fãs de esportes na Netflix sem ter que fazer parte da dificuldade do modelo econômico de licenciamento de esportes ao vivo”, finalizou.
Netflix e o esporte
Nos últimos tempos, a Netflix passou a intensificar lançamentos envolvendo esportes, mas sempre por meio de séries e filmes. No fim do ano passado, ela fechou uma parceria com a Nike para oferecer sistema de treinamento em vídeo a seus assinantes.
Além do avanço de Amazon e Apple, players tradicionais, como Disney, NBC e Warner Bros. Discovery, também incluem o streaming de esportes no pacote oferecido aos clientes. O que para muitos torna-se um diferencial.
Em 2022, o mesmo Ted Sarandos declarou à revista Variety que a plataforma não tinha interesse em investir na transmissão de competições esportivas.
“Não vimos um caminho lucrativo para nos associarmos com o esporte. Não somos antiesportivos, mas apenas a favor do lucro”, afirmou, na época.