A FIFA concedeu até o dia 31 de outubro a oportunidade para que os países interessados lancem suas candidaturas para a Copa do Mundo de 2034. Favorita para concorrer com a Arábia Saudita, a Austrália analisa a possibilidade de entrar na disputa.
Anunciado pela entidade máxima do futebol na última quarta-feira, a concorrência para sediar o torneio será entre países da Ásia e da Oceania. Apesar de ter cogitado e depois desistido da candidatura para 2030, a Arábia Saudita poderá ter candidatura única para receber a competição daqui a 11 anos.
De acordo com o Guardian, a Austrália espera que a Nova Zelândia se junte à disputa. Os dois países receberam a Copa do Mundo Feminina em 2023. Em iniciativa questionada internamente, os australianos tentaram sediar a Copa de 2022, com a candidatura custando US$ 46 milhões.
“Reconhecemos a comunicação da Fifa em relação à Copa do Mundo de 2034 e estamos encorajados porque, após o enorme sucesso da Copa do Qatar 2022 e da Copa do Mundo Feminina 2023, a família do futebol da Ásia e da Oceania terá mais uma vez a oportunidade de mostrar sua capacidade de acolher o mundo e sediar os melhores torneios da Fifa”, comentou o diretor-executivo da Federação Australiana, James Johnson.
Com o prazo apertado para a entrega de candidaturas, apenas os sauditas formalizaram o interesse. Já a Federação Australiana ainda se encontra no processo de formulação da possibilidade de ser sede.