Inovação

Em inovação, Atlético Mineiro foi o grande protagonista do futebol brasileiro em 2023

Na vanguarda do quesito no futebol brasileiro, Galo apresentou avanços importantes ao conhecer profundamente o seu torcedor e personalizar suas entregas

Em inovação, Atlético Mineiro foi o grande protagonista do futebol brasileiro em 2023
Débora Saldanha, Gerente de Inovação do Atlético Mineiro

20 de dezembro de 2023

4 minutos de Leitura

O Atlético-MG terminou o Campeonato Brasileiro desta temporada na terceira colocação, com 66 pontos. Fora das quatro linhas, o ano do Galo foi marcado não somente pela transformação do clube em SAF e a inauguração da Arena MRV, mas também por diversas iniciativas que mostram o clube na vanguarda da inovação no futebol do país.

O estádio, inclusive, exerceu um papel fundamental ao centralizar diversas novidades que o clube viria a apresentar ao seu torcedor.

“A Arena MRV foi essencial para as nossas inovações. Foi através da Arena que avanços importantes foram impulsionados. O estádio é um ambiente novo mas já estamos trabalhando para trazer esse espaço para o digital para continuarmos oferecendo novas ativações para os torcedores”, disse Débora Saldanha, Gerente de Inovação do Clube Atlético Mineiro, em entrevista ao MKTEsportivo.

Um destes avanços foi o lançamento do Super App, que tem como objetivo atuar em toda a jornada do torcedor ao concentrar diversos serviços e funcionalidades.

“Tivemos o Super App do clube. Onde o torcedor consegue ter acesso aos ingressos, tirando de circulação o ticket físico. Somos um dos primeiros a oferecer isso no futebol brasileiro, disponibilizar a compra de alimentos e bebidas. Também fomos um dos pioneiros a oferecer as estatísticas das partidas no aplicativo do clube, fazendo com que você não precise acompanhar em outros apps. Desenvolvemos também o GPs dentro da Arena MRV, um recurso importante e amplamente reconhecido de nosso Super App”, detalhou Débora.

Ciente que poderia contar com um universo de informações a respeito dos seus torcedores, o Atlético-MG decidiu dar um passo adiante ao unificar toda a sua base de dados. E o fez em parceria com a Fan Base.

Com a implantação do GALO ID e da plataforma centralizada de inteligência de dados, o clube passou a ter uma visão global e integral da jornada de relacionamento e consumo de cada atleticano(a). E isso envolvendo diferentes plataformas e pontos de contato.

Para Débora, isso acabou “facilitando o acesso do sócio e principalmente aprimorando a inteligência de dados do clube”.

Novas experiências por meio da Web3

O Atlético-MG foi a equipe do país que mais se atentou ao cenário tecnológico envolvendo Web3 que viria se apresentar e, no segundo semestre deste ano, lançou o Território Alvinegro.

Por meio dele, o Galo deseja formar uma comunidade para que os próprios participantes ofereçam novas ideias que possam se tornar produtos digitais do clube no futuro.

“No Território Alvinegro, trouxemos 1908 [número que representa o ano de fundação do clube] “fundadores” para que eles nos auxiliem na conexão entre o clube e o torcedor, levantando mais uma comunidade com o objetivo de oferecermos cada vez mais engajamento no digital. Este projeto reúne todas as ações do Galo em blockchain e irá englobar outras tecnologias, como o setor de games”, comentou Débora.

Sendo o Território Alvinegro um ambiente cujo objetivo é integrar todo o ecossistema atleticano, entre torcedores, creators, atletas e marcas, o pilar ‘pertencimento’ acabou norteando toda a atuação do clube envolvendo suas inovações.

“Em uma das etapas do Território Alvinegro e visando aprimorar ainda mais este elo, criamos o Clube de Criadores da Massa. Um espaço para criadores atleticanos de várias vertentes artísticas. Um ecossistema que irá integrar torcedores, creators (designers, músicos, escritores), atletas e marcas para gerar novas formas de pertencer e viver sua a paixão pelo Galo”, finalizou.

Pioneirismo no Fortnite

Fechando a temporada, em novembro, o Atlético Mineiro anunciou a sua entrada no Fortnite, um dos games de maior sucesso do mundo desenvolvido pela Epic Games.

A ideia surgiu com o intuito de levar o Galo para vários “multiversos”, buscando assim conexão com fãs que não são alcançados pelo futebol ou mídias tradicionais.

Com diversas iniciativas, é inegável que o Atlético Mineiro esteve na vanguarda da inovação em 2023, se destacou entre os demais e certamente colherá frutos ainda mais valiosos na próxima temporada.

Compartilhe