Inovação

Paulistão 2024 termina com recorde de patrocinadores e referência em ativações

Federação Paulista de Futebol e LiveMode desenvolveram ações especiais levando as marcas para dentro de campo

Paulistão 2024 termina com recorde de patrocinadores e referência em ativações

05 de abril de 2024

4 minutos de Leitura

O grande campeão do Paulistão Sicredi 2024 será conhecido neste domingo (7), quando o Palmeiras recebe o Santos no Allianz Parque para o segundo e decisivo jogo do torneio. Além da competitividade dentro de campo, esta edição ficará marcada também pelas ações inéditas desenvolvidas para os patrocinadores.

O âmbito comercial, inclusive, contou com um portfólio bem robusto de marcas. São elas: Assaí, Betano, Bis, BYD, Claro, Clear, Corfio, Cruzeiro do Sul, Embracon, Esportes da Sorte, Novibet, Paybrokers, Pixbet, Sicredi, Sportingbet, Swift. O detalhamento de ativações nós listamos aqui.

Nas primeiras rodadas do Paulistão Sicredi uma ação inovadora chamou a atenção de quem estava assistindo às transmissões das oito partidas: um totem foi colocado próximo aos bancos de reservas e exibiam imagens em tempo real da transmissão dos jogos. A ação foi realizada pela Claro e pela Federação Paulista de Futebol e coordenada pela LiveMode, e aconteceu pela primeira vez em uma partida de futebol no mundo. 

“A ativação com a Claro surgiu através da sugestão do Cícero Souza, ex-Gerente de Futebol do Palmeiras. Depois disso, desenvolvemos um plano de como poderíamos ofertar para a comissão técnica das equipes, proporcionando cobertura para a obtenção de informações táticas e acesso a mais ângulos das partidas. Depois de algumas reuniões com a LiveMode, surgiu a oportunidade da parceria com a Claro, transformando essa ativação em um dos cases de maior sucesso da temporada”, disse Bernardo Itri, Vice-Presidente de Comunicação e Marketing da Federação Paulista de Futebol, em entrevista ao MKTEsportivo.

“Também obtivemos grande sucesso em outras ações, como a ativação da BIS com o VAR, com o gol e a Novibet, as substituições da Esportes da Sorte, o Craque do Jogo Sportingbet. As construções elaboradas em torno dessas narrativas, valorizam de forma exponencial os parceiros e o campeonato”, acrescentou.

Fora de campo, algumas inovações foram apresentadas ao público dos estádios e aos que acompanharam os duelos de casa. O LED duplo contínuo foi usado pela primeira vez no Brasil e beneficiou em visibilidade e aplicação de marca os 16 patrocinadores. Neste caso, Bernardo salientou a complexidade da ação.

“Sendo bem sincero, não imaginávamos a complexidade de execução. Tendência nos principais campeonatos do mundo, a aplicação nos interessava por conta da ampliação de visibilidade para as marcas e também por possibilitar a exibição de informações diferentes. O resultado foi fantástico e a nossa intenção agora é ampliar isso. Cada vez mais parte de nossa rotina, no segundo jogo da final o LED duplo também será disponibilizado”, explicou.

Para além dos 90 minutos, a Federação Paulista de Futebol intensificou também a criação de conteúdos originais. Parte fundamental ao complementar a experiência do torcedor no âmbito digital, a federação se inspirou no que tem sido produzido no mercado estrangeiro, adequando ao cenário brasileiro e aproveitando históricas únicas que apenas o esporte oferece. As parcerias com a Turma da Bola, focada no público infantil, e com a Portuguesa são bons exemplos disso.

“Esse é um produto extremamente importante para nós. Pegando como inspiração o que grandes clubes e ligas vêm produzindo, resolvemos aproveitar os ativos e as exclusividades de acesso que nós possuímos. Nesse ano, destaco três projetos que desenvolvemos que obtiveram grande sucesso: a série sobre a campanha da Portuguesa no Paulistão Sicredi, a produção “Por trás do apito” contando sobre a vida dos profissionais de arbitragem, e o conteúdo infantil com a “Turma da Bola”, gerando um engajamento muito interessante”, comentou Bernardo.

“Temos em nossa mão o melhor conteúdo e o que mais gera engajamento no Brasil, que é o futebol. Então através disso, buscamos gerar conexões com os torcedores além dos 90 minutos. Precisamos antever os movimentos do mercado com ativações, inovações, para nos tornarmos prioridade de escolha da audiência e cativarmos cada vez mais o público que já está inserido no meio”, finalizou.

Compartilhe