Indústria

China pediu demissão de gerente do Houston Rockets

Funcionários do governo chinês e líderes empresariais pediram a saída de Daryl Morey

China pediu demissão de gerente do Houston Rockets

18 de outubro de 2019

2 minutos de Leitura

Políticos e empresários chineses pressionaram o alto escalão da NBA para demitir Daryl Morey, general manager do Houston Rockets, após a publicação de um tweet defendendo maior liberdade para Hong Kong.

A revelação foi feita por Adam Silver, comissário da liga, durante um evento realizado pela revista Time em Nova York. Segundo o mandatário, ao se posicionar em prol da liberdade de expressão do executivo da franquia, ele passou a ser cobrado para que o mesmo fosse demitido. Como se sabe, a China ficou insatisfeita com uma postura ‘em cima do muro’ adotada pela NBA. Desta maneira, a liga passou a sofrer um boicote dos chineses, que hoje têm negócios de aproximadamente US$ 4 bilhões anuais com a NBA.

“As consequências financeiras são bastante dramáticas e podem continuar a ser. Nossos jogos ainda não estão aparecendo na China e vamos ver o que acontece. Dissemos que não havia razão para que isso acontecesse. Nem mesmo para puni-lo”, disse Silver.

De acordo com o executivo, funcionários do governo chinês e líderes empresariais pediram a demissão de Daryl Morey, o que foi rechaçado pelos donos das franquias da NBA.

A temporada regular começa na próxima terça-feira (22), e a expectativa é de que a estatal CCTV abandone o boicote e volte a exibir as partidas, como já o fez a Tencent durante a pré-temporada. Até agora, os 12 patrocinadores chineses da NBA seguem com seus acordos suspensos.

O conflito entre China e Hong Kong existe há muito tempo, mas se intensificou no nos últimos 20 anos. Hong Kong é considerado território chinês desde a época da China Imperial e busca sua independência desde o início do século XXI. Este ano, iniciou-se uma série de protestos nas ruas de Hong Kong e, desde então, o movimento vem se intensificando. O povo local alega falta de democracia do regime chinês e que buscam liberdade.

Para entender a polêmica entre a NBA e os chineses, que tem sido amplamente destacada pelo MKTEsportivo, clique nos links abaixo:

Chineses suspendem relação com Houston Rockets após tweet sobre Hong Kong

Como o boicote da China à NBA pode prejudicar os planos da Nike

Crise abala relação comercial da NBA com a China

Empresas chinesas suspendem acordos com a NBA

LeBron James se posiciona e reacende polêmica da NBA com a China

 

Compartilhe