Indústria

China boicota Philadelphia 76ers após contratação de CEO

Daryl Morey foi presidente do Houston Rockets e responsável por uma crise diplomática entre a equipe, a NBA e o país asiático

China boicota Philadelphia 76ers após contratação de CEO

04 de janeiro de 2021

2 minutos de Leitura

A gigante digital chinesa Tencent, que transmite a NBA por streaming na China, decidiu que não fará mais transmissões ao vivo de jogos do Philadelphia Sixers. A decisão envolve o passado do novo CEO da equipe, Daryl Morey.

Para quem não lembra, o executivo era presidente do Houston Rockets, sendo responsável por uma crise diplomática entre a equipe, a NBA e a China após usar sua conta pessoal no Twitter para defender manifestantes pró-democracia de Hong Kong.

O caso teve amplo destaque no MKTEsportivo, e envolveu a saída de patrocinadores chineses do Rockets e o cancelamento das transmissões feitas pela estatal chinesa CCTV. O boicote chinês à NBA durou até o Finals de 2020, quando, pressionada por fãs de basquete do país, a CCTV decidiu mostrar as partidas decisivas. Até o momento, a temporada 2020/2021 não está na grade do serviço.

Menos de um mês depois da saída de Morey do Rockets, o executivo foi contratado pelo Philadelphia 76ers, que agora sofre com o boicote dos chineses. Em entrevista à ESPN, Morey disse que temia que seu tweet pudesse ter encerrado sua carreira na NBA, mas que não se arrependia de ter emitido sua opinião.

Relembre o caso:

China pediu demissão de gerente do Houston Rockets

Chineses suspendem relação com Houston Rockets após tweet sobre Hong Kong

Como o boicote da China à NBA pode prejudicar os planos da Nike

Crise abala relação comercial da NBA com a China

Empresas chinesas suspendem acordos com a NBA

LeBron James se posiciona e reacende polêmica da NBA com a China

Compartilhe