Atletas

Com Cristiane como embaixadora, “Em Busca de Uma Estrela” é lançado

Com apoio da FPF, projeto de alto rendimento traz oportunidade para meninas que queiram ser atletas profissionais

Com Cristiane como embaixadora, “Em Busca de Uma Estrela” é lançado

29 de junho de 2022

4 minutos de Leitura

O CADES, Instituto Cidadania Através do Esporte, lançou, na Fábrica da Dengo, zona sul de São Paulo, o “Em Busca de Uma Estrela”, um projeto que tem como missão oferecer igualdade de oportunidades para meninas que querem jogar futebol, realçando a equidade de gênero e o empoderamento feminino. Com a atacante multicampeã Cristiane como embaixadora, o evento apoio da Federação Paulista de Futebol (FPF) e uma equipe multidisciplinar qualificada para lapidar joias em campo.

Com 100% de gratuidade para as participantes, que poderão ter entre 10 e 19 anos, o projeto visa realizar oito seletivas na cidade de São Paulo, tendo uma em cada região: Norte, Sul, Leste e Oeste. Apresentando RG, autorização dos responsáveis, documentos e atestado médico, 120 meninas serão selecionadas e divididas em três categorias: Sub-15, 17 e 20.

“Estamos muito felizes em viabilizar este projeto. O Instituto Cades tem um histórico de realizações no esporte educacional e através dessa realização poderemos proporcionar vivências, situações e conhecimentos diversos, ações que contribuem no fortalecimento emocional e educacional das participantes, esse conjunto de ações acabam construindo empoderamento feminino. As ações do Projeto visam contribuir com a formação das meninas além do treinamento técnico. É um projeto inovador e desafiador, que oportunizará novas perspectivas para as meninas que participarem das peneiras e das que forem selecionadas”, disse Ana Cristina Amaro, presidente do CADES.

“É um projeto muito importante porque temos muitas meninas que não são vistas e precisam de oportunidades. São estrelas perdidas ao redor do Brasil. Oferecer treinamento e uma base a essas atletas é fundamental, e muitas atletas mais antigas não tiveram. Nós estamos lidando com o sonho de muitas crianças. Isso é uma grande responsabilidade e traz um sentimento de orgulho. Proporcionar esperança e oportunidade para milhares de meninas, não só com futebol, mas também com educação é o que projeto busca. Conciliar esporte e educação é um desafio no Brasil, e algo que é comum nos Estados Unidos. Gostaria que a gente avançasse nesse sentido, e o projeto tem essa missão”, disse Cristiane.

As selecionadas terão um ano de treinamentos e todo suporte para que se formem atletas. As atividades acontecerão no PSG Academy, na Barra Funda, e uma comissão técnica especializada em formação em futebol feminino acompanhará toda evolução, com o intuito final de colocar essas meninas em clubes paulistas, que disputem campeonatos oficiais.

A Comissão técnica contratada indicará as meninas que poderão ter seu desenvolvimento continuado em clubes. No primeiro ciclo, não haverá ordem definida de escolha dentre os clubes paulistas parceiros, já a partir do segundo ano, o clube que mais absorveu meninas do projeto terá prioridade de escolha no exercício seguinte.

Apoiadora do projeto de alto rendimento com seleção social em áreas de alta vulnerabilidade, a Federação Paulista de Futebol ajudará na divulgação das seletivas e também aproximará os clubes paulistas para observarem as atletas e fazerem captação.

“As equipes tinham muita dificuldade de captar atletas. Temos uma metodologia totalmente diferenciada para que elas vivenciem isso em um dia de treinamentos e seletiva. Depois, essas meninas terão preparação durante um tempo para que elas possam ingressar nas equipes. É um projeto sério”, disse Thais Picarte, coordenadora de futebol feminino da FPF.

“Acredito no poder transformador do esporte, que vai muito além das quatro linhas. Enxergo o projeto ‘Em Busca de Uma Estrela’ como um espaço para despertar e inspirar jovens e adolescentes a transformarem seus potenciais em realidade, encontrando um futuro melhor por meio do futebol. Daremos uma primeira oportunidade para muitas meninas e construiremos sonhos juntos”, disse Camila Estefano, gerente geral do projeto.

A iniciativa conta com o apoio de grandes marcas, como Droga Raia, Unilever, Volkswagen Financial Services, APSEN Farmacêutica, Ticket, Consórcio Embracon, Europ Assistance, Pinheiro Neto Advogados, Sabesp, Pernambucanas, Usiminas, Dryko Impermeabilizantes e Evonik. Os patrocinadores, através da Lei Federal de Incentivo ao Esporte, terão exposição de marca e farão ativações durante a realização do projeto, além de receber contrapartidas em mídias sociais do projeto.

Fotos: Mauricio Rummens

Compartilhe