Redes Sociais

ESPECIAL: Saudi Pro League apresenta concentração de seguidores entre clubes do Fundo Soberano

Elas possuem mais de 97% da audiência das equipes somadas no Instagram

ESPECIAL: Saudi Pro League apresenta concentração de seguidores entre clubes do Fundo Soberano

23 de agosto de 2023

3 minutos de Leitura

Eduardo Esteves
Eduardo Esteves
Fundador do MKTEsportivo

Uma das consequências do recente amplo investimento foi o crescimento significativo das redes sociais dos clubes que formam a Saudi Pro League.

No segundo capítulo da série que analisa o cenário digital do futebol árabe, de acordo com dados e análise da Samba Digital, e compartilhado com exclusividade pelo MKTEsportivo, em questão de meio ano, os times sauditas somados saltaram de 11,46 milhões de seguidores em seus perfis oficiais no Instagram para 32 milhões (dado coletado – e que está em amplo crescimento dia após dia, no dia 21 de agosto de 2023).

Contudo, os clubes da Saudi Pro League apresentam uma característica digital que aponta para um desnivelamento brusco entre as estruturas das equipes: a concentração no número de seguidores.

Ao focar em oito ligas e os seus melhores times, nota-se que a Saudi Pro League detém a maior concentração de seguidores: 97,06% da base se concentra apenas em quatro clubes, que fazem parte do Fundo Soberano do país: Al-Nassr, Al-Hilal, Al-Ittihad e Al-Ahli. Os outros 14 têm apenas 2,94% do total de seguidores.

Apenas uma liga se aproxima do cenário vivenciado pelos sauditas: a LaLiga. Na Espanha, Real Madrid, Barcelona e Atletico de Madrid detém 95,8% de todos os seguidores. Contudo, as equipes da LaLiga têm 9,2 vezes mais fãs do que os sauditas.

Análise por país

O cenário atualmente disposto dos clubes sauditas também apresenta uma alta taxa de concentração no clube que mais concentra seguidores em relação aos demais concorrentes da própria liga.

O Al-Nassr, de Cristiano Ronaldo e Sadio Mané, tem 18 milhões de (dado extraído no dia 21 de Agosto) e, diante desta marca, detém 56% do total de seguidores que os clubes formadores da Saudi Pro League acumulam.

Os 56% do Al-Nassr só ficam atrás dos 59% da italiana Juventus e dos 57,1% do Bayern de Munique. A Velha Senhora acumula, ao total, 59 milhões de seguidores e é a quinta equipe do mundo no quesito. Já o Bayern se aproxima dos 40 milhões e é a 9ª equipe em popularidade no Insta.

Já o Al-Nassr já é a 13ª equipe do mundo com maior número de seguidores na rede.

Um dos maiores crescimentos do mundo em 2023

A diferença pode ser claramente notada no número de novos seguidores acumulados em 2023.

O Al-Nassr é o terceiro clube que mais acumulou no mundo. Fica atrás somente do Real Madrid e do fenômeno Inter Miami, motivado pela transferência de Lionel Messi.

Foram 12,7 milhões de novos seguidores em 2023 para o clube de Cristiano Ronaldo. Já o Al Hilal é o 7º clube do mundo em novos fãs em 2023.

Dentre os 11 primeiros clubes, três são sauditas. É o país, ao lado da Inglaterra, que obteve maior número de clubes presentes entre os que ampliaram seu domínio digital no Instagram.

Compartilhe