Ainda sem data para acontecer, o UFC 300 já promete ser a edição mais histórica do Ultimate Fighting Championship, com confirmações de presença como Conor McGregor, Jones Jones e até mesmo brasileiros como Alex Poatan. Não existem informações sobre as lutas até o momento, mas o evento acontece em 2024.
Segundo portais de notícia do esporte, os principais nomes da empresa devem fazer um retorno televisionado. A luta mais esperada seria, supostamente, de Conor McGregor contra o americano Michael Chandler. Uma vez que o irlandês está afastado do octógono desde 2021, quando se lesionou gravemente, os fãs esperam que ele volte quanto antes.
Enquanto isso, o campeão peso-pesado, Jones Jones, também deverá defender o título contra Stipe Miocic, sendo um dos confrontos mais aguardados, mas que não aconteceu ainda, visto que o detentor da liderança se lesionou durante treinos.
Por conta disso, o UFC 300 está sendo aguardado como o evento mais esperado do cenário no próximo ano, mas ainda não existem confirmações oficiais de nenhum dos organizadores.
O que significa UFC 300?
Na UFC, os números na frente dos eventos indicam geralmente a ordem em que eles ocorreram. Por exemplo, UFC 264 significa que é o 264º evento da história do campeonato. Ou seja, o UFC 300 seria a histórica edição 300.º desde o início das atividades.
Esses números ajudam a organizar e identificar cada evento, facilitando a referência e o acompanhamento para os fãs, mídia e a própria organização.
Além disso, as lutas numeradas muitas vezes têm destaque especial, apresentando confrontos importantes ou disputas de cinturão. Eventos sem números geralmente são da categoria Fight Night, que, embora ainda sejam significativos, podem não ter a mesmo classificação que as ocorrências numeradas.
Ainda, vale reforçar que o UFC pode ocasionalmente pular números ou usar sequências não consecutivos para as agendas, dependendo de circunstâncias específicas, como cancelamentos ou mudanças no calendário.
Conor McGregor parece estar animado com o UFC 300, visto que contrariou seu técnico, John Kavanagh, e se pronunciou nas redes sociais sem autorização.
O card ainda não tem data e local definido, mas a expectativa é que ele ocorra em abril de 2024. Mesmo assim, o lutador comentou “Estou dentro” quando um seguidor perguntou se ele estaria presente no evento tão aguardado.
Enquanto isso, em entrevista ao programa The MMA Hour, Kavanagh afirmou que McGregor não lutaria em abril, postergando o retorno dele aos octógonos, sob a justificativa de uma recuperação mais completa.
Dessa forma, ele voltaria somente no segundo semestre, possivelmente em julho, perdendo o card mais aguardado do ano e do UFC bets.
Além disso, o treinador de McGregor afirmou que espera que Michael Chandler tenha uma confirmação, garantindo que eles sejam os próximos rivais e voltem para a mesma luta que ficou pendente em 2021.
Aparentemente, Chandler já teria passado pelo grupo de testes de drogas no início de 2023, e estaria se preparando para lutar em abril de 2024. Contudo, as respostas controversas do treinador e de McGregor deixam os fãs esperando.
O técnico do irlandês afirmou que não “é o fim do mundo esperar mais alguns meses”, até porque o atleta está gostando do novo treino, e eles pretendem deixar assim. No entanto, existia a expectativa de retorno no UFC 300, marcando o evento e uma edição especial.
Brasileiros no UFC 300
Enquanto isso, existe a chance de ter brasileiros no UFC 300 também. O novo campeão dos meio-pesados, Alex Poatan, se tornou o nome mais cotado para essa edição histórica. Ele pode aparecer para defender o cinturão no card especial, mas sem adversários conhecidos na sua categoria.
Ainda, outro atleta com forte cotação foi Charles do Bronx, em uma suposta luta contra Islam Makhachev valendo o cinturão da categoria pesos leves.
Vale lembrar que Charles não tem um retorno desde o começo do ano, e essa seria sua próxima luta na empresa, mas não existem confirmações até o momento.