Por Eduardo Esteves
Sempre avessa à polêmicas, a Nike decidiu adotar um novo posicionamento. Primeiro, defendeu a tenista Serena Williams após Roland Garros proibir a tenista de usar sua roupa “wakanda”. Como se sabe, a peça foi desenvolvida para inspirar mães que tiveram dificuldades depois do parto. À época, Serena afirmou que a roupa foi utilizada por motivos médicos para prevenir coágulos sanguíneos, já que havia passado por um pós-parto considerado de risco.
Depois, foi a vez da marca listar os maiores feitos de Cristiano Ronaldo em um outdoor instalado em uma avenida movimentada de Turim. Ainda sem balançar as redes na Itália, o português tem sido criticado por jornalistas esportivos do país.
Agora, para comemorar os 30 anos do seu icônico slogan ‘Just do It‘, o swoosh ativou o polêmico Colin Kaepernick para ser rosto de sua campanha comemorativa. Além de renovar o acordo com o jogador, ele figura no material da companhia que traz a seguinte frase: “Acredite em algo. Mesmo que isso signifique sacrificar tudo“. Aqui, vale uma contextualização.
O ex-quarterback do San Francisco 49ers está fora da NFL desde março de 2017, quando optou por se tornar um agente livre. À época, ele provocou uma polêmica gigantesca durante a pré-temporada ao se ajoelhar durante o hino nacional antes da partida, em protesto contra a violência policial contra os afro-americanos. Atualmente, Colin encontra-se em uma briga judicial por acreditar que proprietários de equipes conspiraram para garantir que ele siga sem emprego, o que vai contra os termos de acordo coletivo da liga que proíbe a conspiração para negar contrato a um jogador.
Vale destacar que a Nike é fornecedora de material esportivo exclusiva da NFL, o que apimenta a discussão em torno da campanha. Dada a posição atual de Kaepernick dentro do esporte, bem como a questão judicial envolvida, a campanha tem gerado um amplo debate nos Estados Unidos. O atleta aparece nos anúncios ao lado do astro Odell Beckham Jr (New York Giants) e de Shaquem Griffin (Seattle Seahawks).
O anúncio de comemoração de trinta anos do “Just Do It” gerou mais de um milhão de tweets, com a Nike figurando entre os assuntos mais populares no Twitter durante toda a segunda-feira (4).