Indústria

Pandemia causa corte no orçamento dos EUA para Jogos Olímpicos de 2024

A situação poderá ficar ainda mais grave por conta da possibilidade dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio serem cancelados

Pandemia causa corte no orçamento dos EUA para Jogos Olímpicos de 2024

22 de abril de 2020

2 minutos de Leitura

O Comitê Olímpico e Paralímpico dos Estados Unidos (USOPC) anunciou que cortará US$ 200 milhões da preparação de seus atletas para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Paris, em 2024. Isso representa um corte de 20% do orçamento previsto inicialmente, de US$ 1 bilhão. O motivo, já esperando, é o impacto da pandemia do coronavírus na economia do país.

Segundo o The Wall Street Journal, a situação poderá ficar ainda mais grave por conta da possibilidade dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, que estavam marcados para 2020 e foram adiados para 2021, serem cancelados. Este cenário não está descartado pelo COI, pelo Comitê Organizador e governo japonês.

Ainda segundo a publicação, não há planejamentos concretos ou demissões adicionais planejadas dentro da USOPC. Sobre a origem dos cortes para 2024, o Comitê garante que os pagamentos aos órgãos e atletas nacionais não serão impactados. No momento, a executiva-chefe do USOPC, Sarah Hirshland, já reduziu o próprio salário em 20% até o final do ano, enquanto outros executivos tiveram 10% de cortes nos vencimentos.

“Não há cenário em que não ocorrerão perdas significativas de receita nos próximos cinco anos. A questão para nós é quanto perderemos nesse período de tempo e quando poderemos gerenciar o fluxo de caixa com eficiência. Esse é o planejamento que estamos fazendo agora”, declarou Sarah Hirshland.

Vale lembrar que as receitas de patrocínio serão diluídas nos próximos anos devido ao impacto financeiro da crise de saúde pública. O USOPC e as Propriedades Olímpicas e Paralímpicas dos EUA (USOPP), órgão encarregado de comercializar e vender ativos comerciais combinados após Tóquio 2020 e até Los Angeles 2028, ofereceram aos parceiros comerciais a opção de estender o pagamento sem nenhum custo extra até depois da nova data dos Jogos, em 2021.

Compartilhe