Futebol

Globo perde exclusividade da Copa do Mundo em plataformas digitais

FIFA negocia pacote para digital e streaming com Facebook, TikTok e Youtube

Globo perde exclusividade da Copa do Mundo em plataformas digitais

19 de outubro de 2021

2 minutos de Leitura

A Globo não terá mais exclusividade dos direitos de transmissão digital da Copa do Mundo do Qatar, que será realizada em 2022. A decisão tomada pela emissora passa, principalmente, pelo processo judicial com a FIFA para reduzir o valor de parcelas de seu acordo de TV. A informação foi dada inicialmente pela Folha de São Paulo.

Em comunicado, a entidade destacou que o Grupo Globo tem os direitos de transmissão de todos os jogos da Copa de 2022 em seus canais e serviços digitais, mas que ela “está no momento estudando a oportunidade de explorar ainda mais os jogos ao vivo em plataformas digitais no Brasil”. Desta maneira, a FIFA já se movimenta nos bastidores para negociar com grupos de mídia que são fortes no Brasil, como o YouTube, Facebook e Tiktok. Neste momento, há um receio sobre adquirir esses direitos por dois motivos: não ser exclusivo e um atraso em relação as imagens (o famoso delay).

Apesar deste movimento envolvendo o digital, a Globo segue com exclusividade de transmissão na TV aberta e nos canais SporTV. A concorrência estará nos conteúdos que levar para o GE e o streaming Globoplay.

Esta é a primeira vez que a FIFA explora esse tipo de negociação com redes sociais e plataformas de streaming no Brasil. No entanto, todas as citadas já transmitem torneios ao vivo para o Brasil, como foi o caso da Champions League no Facebook, Copa do Nordeste e Eliminatórias da Europa no TikTok, e Paulistão no YouTube. Para o mercado publicitário, o pacote voltado para a internet, avaliado em US$ 8 milhões, permite publicidade em estádios durante os 64 jogos da Copa, além da realização de ações digitais e de hospitalidade.

Sobre o atrito envolvendo Globo e FIFA, ele remete ao mês de junho de 2020, quando o grupo entrou com um pedido na 6ª Vara Empresarial de Justiça do Rio de Janeiro, que determinou a suspensão do pagamento do contrato de US$ 90 milhões até o julgamento feito na Suíça, onde o acordo foi assinado. A Globo alegou que estava sendo prejudicada por conta da pandemia.

O valor referia-se ao acordo firmado de 2015 a 2022, que contemplava os Mundiais disputados na Rússia e o próximo, no Qatar, além das Copas femininas, e sub-17 e sub-20. Para compensar, a emissora se comprometeu a transmitir todos os jogos da Seleção Brasileira, também na TV aberta, das Copas do Mundo de futsal e futebol de areia.

Compartilhe