Coluna

Super Bowl ou Crypto Bowl?

Empresas de criptomoedas estreiam no intervalo e prometem disputar a atenção dos fãs

Super Bowl ou Crypto Bowl?

07 de fevereiro de 2022

2 minutos de Leitura

Eduardo Esteves
Eduardo Esteves
Fundador do MKTEsportivo

Quem acompanha o MKTEsportivo sabe o amplo destaque que temos dado ao Super Bowl LVI. E mais: sobre a presença das empresas de criptomoedas que figurarão pela primeira vez no espaço publicitário mais badalado do esporte mundial.

Primeiro, FXT e Crypto confirmaram presença. Duas fortes concorrentes disputarão a atenção do fã de futebol americano no primeiro investimento que fizeram na história da partida. Já a Bitbuy, do Canadá, se uniu ao armador do Miami Heat, Kyle Lowry, para figurar pela primeira vez no intervalo. Outras do segmento também estarão.

Neste cenário de concorrência, surge Jimmy Butler, também do Heat, com um vídeo em suas redes sociais. No conteúdo, ele destaca:

Em 13 de fevereiro [data da partida], você ouvirá alguns dos maiores nomes dizendo para você entrar no mundo das criptomoedas. suas finanças. Só você. Confie em si mesmo… e faça sua própria pesquisa.

Por trás desta enigmática mensagem está a Binance, a maior exchange de criptomoedas do mundo. O vídeo de Butler foi uma espécie de provocação ao fato de que alguns de seus maiores rivais desembolsaram milhões para garantir anúncios durante o Super Bowl.

Enquanto FXT e Crypto desembolsam milhões em acordos de patrocínio (Angel City, Staples Center, UFC, PSG, Tom Brady, para citar alguns…) e contratam celebridades para os seus comerciais no Super Bowl, a Binance buscará roubar a atenção neste período ironizando este posicionamento sem se envolver no evento diretamente.

Esta abordagem, de dar protagonismo ao consumidor quando o assunto é o financeiro, tende a ser mais estratégica. Pelo menos na teoria.

É inegável que aparecer no Super Bowl vai muito além de promoção de uma marca. Envolve status, reconhecimento, diferencial (não neste caso), engajamento, conscientização e associação ao esporte. Para empresas mais novas, como exchanges de criptomoedas, que são menos estabelecidas e tradicionalmente vistas como mais arriscadas, estar na partida pode trazer um retorno muito poderoso. É muito sobre legitimidade e confiança.

A NBC, responsável pela transmissão da partida entre Cincinnati Bengals e Los Angeles Rams, afirmou que vendeu todos os espaços comerciais para a partida, ao preço de US$ 7 milhões por 30 segundos (aumento de 27% em relação ao ano passado).

De todas as anunciantes, 40% são novas empresas. E as de criptomoedas estão entre elas.

Compartilhe