Copa do Mundo 2022

Catar proíbe venda de cerveja no entorno de todos os estádios da Copa do Mundo

A mudança acontece a apenas dois dias do jogo entre Catar e Equador, no próximo domingo (20)

Catar proíbe venda de cerveja no entorno de todos os estádios da Copa do Mundo

18 de novembro de 2022

3 minutos de Leitura

A cerveja foi banida das partidas da Copa do Mundo do Catar. Se inicialmente a Família Real do país impôs uma mudança de local das tendas para que a Budweiser tivesse cada vez menos visibilidade nas transmissões e dentro dos estádios, agora apenas produtos sem álcool poderão ser vendido no perímetro dos jogos.

Vale lembrar que a Budweiser, uma das principais patrocinadores do torneio, desembolsa US$ 75 milhões pela parceria com a FIFA. Agora, a proibição chega com 48 horas antes da partida de abertura do Mundial.

“Depois de discussões entre as autoridades locais e a Fifa, foi decidido que a venda de bebidas alcoólicas será restrita à Fifa Fan Festival e a outros lugares licenciados destinados aos fãs, retirando os pontos de venda de cerveja do perímetro dos estádios da Copa do Mundo de 2022. Não haverá impacto na venda de Bud Zero, que vai continuar disponível em todos os estádios do Qatar. As autoridades do país sede e a Fifa vão continuar garantindo que os estádios e o seu entorno tenham uma área divertida, respeitosa e prazerosa para todos os torcedores. A organização do torneio aprecia a compreensão da InBev e o suporte contínuo ao nosso objetivo de atender a todos durante a Copa de 2022”, destacou a FIFA em posicionamento sobre o caso.

O veto está ligado à políticas de álcool dentro da nação muçulmana, que afirma que só é permitido dentro de bares e restaurantes de hotéis longe da vista da rua. Por outro lado, o Catar “aceitou” relaxar suas restrições sobre bebidas alcoólicas para permitir que o patrocinador da FIFA vendesse seus produtos nas partidas. Um copo de meio litro está sendo vendido ao equivalente a R$ 73,00.

Em um posicionamento no Twitter, deletado posteriormente, a Bud publicou “Isso é constrangedor”.

Os organizadores, por outro lado, garantiram aos torcedores que estarão no país que a cerveja com álcool estará disponível nas ‘Fan Festival‘ após as 18h30. No entanto, os mais embriagados serão enviados para zonas especiais para “ficarem sóbrios”.

O guia oficial do torcedor entregue para quem está no país destaca que “os portadores de ingressos terão acesso aos produtos Budweiser, Budweiser Zero e Coca-Cola dentro do perímetro do estádio” por pelo menos três horas antes dos jogos e por uma hora depois.

“Existem planos para as pessoas ficarem sóbrias se estiverem bebendo excessivamente. É um lugar para garantir que eles se mantenham seguros, para que não sejam prejudiciais a ninguém”, disse o CEO da Copa do Mundo do Catar, Nasser Al Khater, no mês passado.

Compartilhe