Indústria

Fifa define Arábia Saudita como sede da próxima edição do Mundial de Clubes

O torneio, que será disputado no formato atual com sete clubes, acontecerá de 12 a 22 de dezembro de 2023

Fifa define Arábia Saudita como sede da próxima edição do Mundial de Clubes

15 de fevereiro de 2023

3 minutos de Leitura

O Conselho técnico da Fifa aprovou por unanimidade que a Arábia Saudita receberá a próxima edição do Mundial de Clubes. O torneio, que será disputado no formato atual com sete clubes, acontecerá de 12 a 22 de dezembro de 2023.

Assim, existe a possibilidade de Cristiano Ronaldo disputar o Mundial, uma vez que o Al Nassr é o atual líder do Campeonato Saudita, posição que lhe garantiria como representante do país-sede.

“O Mundial de Clubes da Fifa é uma competição especial que entregou muitos momentos incríveis. Não apenas presentou muitas memórias a milhões de torcedores ao redor do mundo, o torneio criou novas rivalidades internacionais e forjou novas amizades dentro do jogo. Agradecemos a Fifa por sua confiança para que possamos entregar uma edição excepcional do evento”, disse Al Misehal, presidente da SAFF (Federação Saudita de Futebol).

“Estamos honrados e extremamente empolgados em termos a oportunidade de dar as boas-vindas aos principais clubes do mundo e seus torcedores à Arábia Saudita. Muitos torcedores recentemente testemunharam nossa habilidade como país em competir no mais alto nível possível no campo. Agora temos a chance de provar que somos anfitriões do mais alto nível. Estamos ansiosos para mostrar o nosso amor genuíno ao futebol e nosso desejo de ser uma força para o bem”, afirmou o ministro do esporte da Arábia Saudita, Príncipe Abdulaziz bin Turki Al Faisal.

Durante a Copa do Mundo 2022, a Fifa anunciou que, a partir de 2025, o torneio passará a ter 32 times, virando uma competição colossal.

Esporte para mudar imagem

É inegável que a Arábia Saudita deseja mudar a imagem de uma das mais sanguinárias ditaduras do planeta por meio da força do esporte. Em outubro de 2021, por exemplo, um fundo árabe comprou o Newcastle, da Inglaterra, em uma das mais caras transações de clubes da história.

O país ainda tem investido em grandes competições esportivas e na candidatura para receber eventos globais, como a Copa do Mundo de 2030. Neste caso, é esperado que o português seja o embaixador do projeto, o que deixa claro que sua contratação pelo Al Nassr tem um interesse que vai além das quatro linhas.

Para citar outros exemplos, a Arábia tem em seu “portfólio” os Jogos Mundiais de Esportes de Combate em 2023, a Fórmula 1, UFC, Supercopa da Espanha e a Supercopa da Itália (até 2029). Recentemente, fechou com a MotoGP e anunciou que será a sede dos Jogos Asiáticos de Inverno de 2029. “Rival” de Cristiano Ronaldo, Lionel Messi passou a promover a Arábia Saudita como destino turístico.

Compartilhe