A PUMA foi um dos players do esporte que mais se movimentou na temporada 2023 e fechará o ano como protagonista. Tanto é verdade, que a marca alemã colecionou novos contratos em diversos e importantes mercados do mundo da bola. Além disso, um aumento no faturamento de seus negócios em 10%. Cenário super favorável.
Sobre os acordos, a PUMA se especializou no segmento de bolas e tem conquistado diversas competições ao redor do mundo. Com LaLiga, por exemplo, o relacionamento iniciado em 2019 foi renovado até 2029. Já na Serie A italiana, o primeiro ano do acordo foi justamente na temporada 2022/23, encerrando uma parceria de quase 10 anos da competição com a Nike.
Em junho, foi a vez da Liga Portugal fechar com a companhia alemã. Além do fornecimento de bolas, as partes trabalharão em conjunto em iniciativas de marketing, eventos e ativações de marca.
Como se não bastasse tamanha força no Velho Continente, especulações dão conta que a empresa ainda assumirá o lugar da Nike na Premier League e na Seleção de Portugal.
Em outubro, foi a vez da CONMEBOL chegar ao crescente portfólio da PUMA. O contrato engloba a Copa América (com a bola da edição 2024 já apresentada), Libertadores, Libertadores Feminina e Copa Sul-Americana, entre outros torneios da América do Sul. A marca alemã será a fornecedora das bolas oficiais, kits de arbitragem e staff dos jogos. Modalidades como futsal e beach soccer, além de torneios pré-olímpicos e de categorias de base, também fazem parte do acordo.
No mesmo mês, ratificando sua expansão global, ela fechou com a Confederação Africana de Futebol (CAF), substituindo a Umbro. A PUMA, inclusive, será a bola oficial da Copa Africana de Nações, que será disputada de 5 a 28 de janeiro de 2024, na Costa do Marfim. O acordo também prevê o fornecimento dos uniformes de arbitragem.
Definitivamente, um período muito especial para a PUMA e que, ao que indica, seguirá adicionando ativos muito valiosos dentro do futebol nos próximos anos.