Futebol

Entrevista: Yoann Godin, Diretor de Desenvolvimento Internacional da Ligue 1

Profissional detalhou o atual patamar de prioridade do mercado brasileiro e a chegada da liga aos canais do Grupo Disney

Entrevista: Yoann Godin, Diretor de Desenvolvimento Internacional da Ligue 1

05 de agosto de 2021

6 minutos de Leitura

A Ligue 1 Uber Eats está de volta a um grande veículo de mídia no território brasileiro. A partir da próxima temporada, os canais Disney transmitirão os jogos do campeonato francês, estabelecendo um novo momento para as pretensões e objetivos dos franceses no Brasil.

Para desbravar este cenário que se apresenta, o MKTEsportivo conversou com Yoann Godin, Diretor de Desenvolvimento Internacional da Ligue 1. O executivo detalhou como o torneio trabalhou diante das restrições impostas pela pandemia, como a ausência de público nos estádios e a impossibilidade de ações presenciais.

Tendo o Brasil como pano de fundo para as gravações da campanha que deu o pontapé inicial na temporada 2021/2022, Yoann comentou sobre a atual posição do país entre os mercados prioritários da liga. A partir de alianças com duas duas ONGs locais, a Onda Solidaria e Analog Brazil, iniciou-se uma estratégia que, segundo ele, será mais ambiciosa no país daqui em diante.

Abaixo, a entrevista completa com Yoann Godin.

Gostaria de começar a entrevista abordando o desafio da Ligue 1 Uber Eats nos seus mercados fora da França para contornar o momento de pandemia e levar entretenimento aos fãs que de uma hora pra outra tiveram que ficar dentro de suas casas.

A pandemia atingiu toda a indústria do entretenimento e ainda atinge. Não é diferente com a Ligue 1 Uber Eats. Nosso objetivo desde o início da temporada era entregar o melhor programa possível para nossos telespectadores em todo o mundo, já que os torcedores não podiam entrar nos estádios. Conseguimos proporcionar uma boa distração aos nossos fãs internacionais, com a audiência ao vivo aumentando em 20% em 2021/22.

Apesar das restrições do COVID-19, também conseguimos criar o conceito Ligue 1 Touch, que é o guarda-chuva de todas as nossas ativações físicas fora da França. Ligue 1 Touch reúne todos os tipos de eventos, desde festas de exibição, festivais de torcedores, até eventos oficiais como o Trophée des Champions (Supertaça da França).

Quatro eventos atraíram um público total de 30.000 em 3 continentes nesta temporada.

Pensando na próxima temporada, como a Ligue 1 trabalhará suas ações internacionais, tanto digitais quanto por eventos, buscando aumentar a visibilidade da liga? O Ligue 1 Touch chegará em novos países?

Em termos de visibilidade, nosso foco será integrar nossos novos parceiros de transmissão à medida em que iniciamos um novo ciclo de direitos de mídia ao longo de 3 temporadas internacionalmente.

Estamos felizes em receber a ESPN Brasil como um de nossos novos parceiros, e estaremos planejando várias ativações de mídia e digital com eles durante a temporada. Também aceleraremos o desenvolvimento do programa Ligue 1 Touch, com uma dezena de eventos planejados. Isso vai começar com o Trophée des Champions, organizado em Tel-Aviv em 1º de agosto.

Tivemos que organizar a edição de 2020 na França devido à pandemia, que tradicionalmente era realizada no exterior desde 2008.

O Brasil, mais precisamente o Rio de Janeiro, foi palco das gravações da campanha de lançamento da temporada 2021/2022 da Ligue 1 Uber Eats. Sabemos que China e EUA são prioridades para qualquer liga esportiva do mundo. Mas e o mercado brasileiro, onde ele está posicionado nos objetivos comerciais da liga?

Existem ligações muito fortes e históricas entre o Brasil e a Ligue 1 Uber Eats. Jogadores como Raí, Juninho, Sonny Anderson, Fred ou atualmente Neymar Jr, Gerson ou Paquetá marcaram profundamente os clubes da Ligue 1 Uber Eats.

O Brasil representa a segunda maior fanbase internacional da Ligue 1 Uber Eats nas redes sociais desde que lançamos nossos canais em português brasileiro após a chegada de Neymar Jr.

Também começamos a desenvolver iniciativas locais no Brasil em 2021, com a organização de uma etapa do e-Ligue 1 Tour no Brasil, uma competição da FIFA, mas a campanha organizada no Rio neste verão, junto com 2 ONGs locais, Onda Solidaria e Analog Brazil, é o verdadeiro pontapé de saída de uma estratégia mais ambiciosa no Brasil, um mercado prioritário para o desenvolvimento da Ligue 1 Uber Eats.

Como a Ligue 1 Uber Eats trabalha para depender menos dos atletas e deixar que a força de sua marca fale por si só?

Acreditamos que três características únicas tornam a Ligue 1 Uber Eats diferente de qualquer outra Liga Européia:

Uma tradição de talento, conforme mencionado no slogan “The League of Talents”. Este slogan engloba os talentos de hoje e de amanhã formados nos clubes franceses, o sistema de formação de alta qualidade, a arte de transmitir, iniciar, inspirar.

Uma terra do futebol. Afinal, a França é o país dos campeões mundiais de 1998 e 2018, de jogadores lendários como Zidane, Platini, Henry, além de rivalidades históricas entre clubes, os melhores times femininos do mundo, etc.

A marca França por si só, constitutiva de todos os clubes franceses, incluindo cidades icônicas, patrimônio cultural, turismo, gastronomia, luxo, inovação, “art de vivre” francesa.

Não baseamos nossa estratégia em atletas, mesmo que possamos oportunisticamente desenvolver iniciativas locais em torno de alguns jogadores de alto perfil. Esperançosamente, além de Neymar e Mbappe no PSG, Ligue 1 Uber Eats exiba jogadores internacionais como Ben Yedder e Golovin no Mônaco, Renato Sanches e David no Lille, Paquetá e Aouar no Lyon, Milik e Payet no Marselha, apenas para mencionar alguns dos eles.

A Ligue 1 Uber Eats voltou aos canais ESPN em acordo firmado com o Grupo Disney até a temporada 2023/24. Anteriormente, estava dentro de um serviço de streaming, que diminuía o alcance. Como a liga aproveitará a vitrine vinda de um forte parceiro de mídia? Haverá um trabalho específico para incentivá-los a promover o torneio?

A ESPN é um dos mais importantes parceiros da Ligue 1 Uber Eats há anos, como sua emissora oficial na América do Sul e Central. Nós nos beneficiamos fortemente de sua experiência em termos de cobertura esportiva e a arte de contar de histórias para o resto do continente. Estamos mais do que felizes em expandir a parceria para o Brasil!

Já estamos pensando em várias iniciativas para o telespectador brasileiro, tanto na tela quanto off-line, para a próxima temporada.

Por fim, o que os brasileiros podem esperar da próxima temporada da Ligue 1 Uber Eats, em inovação, conteúdos e bola rolando?

2020/2021 foi um dos mais incertos da história da Ligue 1 Uber Eats e produziu o maior número de gols em muitos anos. Apesar do domínio do PSG, houve quatro campeões diferentes na Ligue 1 Uber Eats nas últimas 10 temporadas. Esperamos que o suspense continue no auge para nossos fãs do Brasil e telespectadores da ESPN.

Compartilhe