Tecnologia

Inteligência artificial escolherá Craque do Jogo das finais do Paulistão

A tecnologia foi desenvolvida pela parceira de dados da FPF, Stats Perform, e estará em todas as transmissões produzidas pela entidade

Inteligência artificial escolherá Craque do Jogo das finais do Paulistão

30 de março de 2022

2 minutos de Leitura

A inteligência artificial entrará em campo nas finais do Paulistão Sicredi. Nos dois confrontos entre Palmeiras e São Paulo, a escolha do Craque do Jogo acontecerá por meio da tecnologia. Ela é baseada em dados e foi desenvolvida pela parceira oficial de dados da FPF, Stats Perform. A iniciativa valerá para todas as transmissões produzidas pela FPF, como Record, Youtube, Premiere, HBoMax e Paulistão Play.

A decisão foi tomada pela FPF e conduzida pela LiveMode, parceira da FPF para todos os direitos de transmissões e comerciais, para trazer cada vez mais uma inovação para a competição, que já conta com transmissões tecnológicas e até NFTs de lances dos jogos, comercializados pela Binance, parceira de criptoativos do Paulistão Sicredi.

Nas duas finais, a inteligência artificial vai calcular uma nota para os jogadores com base em diversas estatísticas relacionadas ao desempenho em campo. Essas estatísticas são divididas em alguns critérios de avaliação, que correspondem a diferentes aspectos qualitativos do desempenho do jogador: Ataque, Defesa, Finalização, Passe, Posse e Goleiro. Além de alguns acontecimentos mais específicos da partida: Time vencedor, Time perdedor, Pênalti perdido, Pênalti defendido, Cartão.

A FPF e a LiveMode têm trabalhado em conjunto para proporcionar inovações dentro do Paulistão Sicredi. A escolha do Craque do Jogo das finais por meio de inteligência artificial é mais um feito inédito, proporcionado por meio de dados da nossa parceira, Stats Perform.

Bernardo Itri – VP executivo de marketing e comunicação da FPF

Todos esses critérios fazem parte do cálculo final da nota e recebem um peso diferente de acordo com a posição do jogador na partida. Por exemplo: “Finalização” é mais importante para um atacante do que para um zagueiro, assim como “Passe” é mais importante para os meias. O critério “Goleiro” não afeta a nota dos jogadores de linha.

A Stats Perform é uma sportech líder em dados e tecnologia de Inteligência Artificial, que através de uma parceria intermediada pela LiveMode, adquiriu a exclusividade na distribuição dos dados das competições da FPF para as casas de apostas no mundo todo, e agora vai contribuir para mais uma grande inovação na competição.

Imagem: Rodrigo Corsi/Ag.Paulistão

Compartilhe